quinta-feira, 18 de abril de 2013

Porque a BMW vem para Santa Catarina

Segunda-feira foi  um dia histórico para Santa Catarina: às 10h30, em solenidade no Teatro do CIC, em Florianópolis, executivos da BMW se reuniram com o governo do Estado para assinar o protocolo de intenções para a instalação de uma montadora da companhia alemã em Araquari.
A confirmação da vinda da BMW para SC é o divisor de águas no contexto do processo de industrialização catarinense: antes e depois da montadora alemã. Parece exagero? Não é. 



Explico-me: a partir do dia em que a multinacional cravar estacas no terreno, ou quando passar a utilizar o Perini Business Park, em Joinville, como seu centro de treinamento de profissionais, toda a região sairá ganhando.
A BMW vai, em Araquari, empregar 1,5 mil trabalhadores porque é a região Norte de SC que oferece vantagens competitivas indiscutíveis em relação a outros locais prospectados no Brasil. No processo inicial, a importação de veículos será, possivelmente, feita pelo porto de Navegantes, mas o porto de
Itapoá também quer uma fatia.


A assinatura do contrato com empresa de recrutamento de mão de obra de Joinville para a seleção dos colaboradores é esperada para os próximos dias. Araquari será outra cidade após a instalação da BMW. A consultoria Mc Kinsey vai estruturar, com apoio do governo do Estado, plano de desenvolvimento estratégico do município sob aspectos variados – urbanístico e infraestrutura, por exemplo. E não apenas isso. Relembre sete motivos decisivos pelos quais a montadora vem para cá:
1 - Neste ambiente de negócios há, na região, quatro portos com boa infraestrutura (São Francisco do Sul, Itapoá, Itajaí e Navegantes).
2 - Araquari está próximo de rodovias BR-101 e BR-280, de acesso aos portos.
3 - A qualidade da mão de obra é excelente, embora falte quantidade de profissionais em número adequado. Principalmente em engenharia e áreas técnicas.
4 - Joinville é o segundo maior polo de ferramentaria do país e tem fábricas de empresas do porte da Tupy, Schulz, Wetzel, Bosch e Ciser, por exemplo.
5 - O nível de educação técnica (Sociesc e Senai) e superior (Udesc, Univille, UFSC, Sociesc) atendem, em boa parte, às necessidades. da empresa. As instituições sabem que precisam se aprimorar para a demanda, e preparam cursos voltados ao mercado.
6 - Executivos do grupo alemão já visitaram o Senai em junho. Gostaram do que viram. E a Fiesc, da qual o Senai é o braço educacional, anunciou recentemenre investimentos na região. Os filhos de executivos da BMW vão estudar na Escola Internacional da Sociesc, em Joinville.
7 - O governo catarinense oferece o Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec).

Como consequências, aponto três grandes fatos que devemos acompanhar nos próximos capítulos. Em primeiro lugar, a região Norte catarinense e o Estado ganham uma imagem inegável e poderosa com a BMW. E isso, sem dúvida, vai despertar ainda mais o interesse por outras marcas de ponta.
Em segundo lugar, Santa Catarina – e principalmente o trecho que vai de Garuva a Itajaí – será olhado com atenção por consultores e empreendedores de agora em diante. Aliás, já há consultas bem preliminares por parte de representantes da Land Rover e da Mercedes.
Outro fato que vai mover a economia da região é o ramo imobiliário. É certa uma supervalorização de imóveis na região.
Neste vídeo divulgado pela Secretaria de Comunicação do governo do Estado, o governador Raimundo Colombo fala, entre outras coisas, sobre a vinda da BMW para Araquari:
Fonte: Clic RBS

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